Aproveitar o carnaval no Rio de Janeiro é uma experiência que recomendo para todas as mulheres que conheço. Pelo menos uma vez na vida, vale a pena vivenciar toda a alegria, diversão e liberdade que o evento oferece!
Para nós, mulheres, escolher um bloco de rua que ofereça segurança e conforto é essencial. Até porque, a gente sabe que nessas datas a atenção precisa ser redobrada. E, para aproveitar ao máximo, escolher o bloquinho ideal faz toda a diferença, não é?
A seguir, confira 7 recomendações de blocos de rua cariocas imperdíveis para mulheres.
Leia também: Carnaval no Rio de Janeiro 2026: guia completo para mulheres curtirem a folia
1. Mulheres de Chico
O bloco Mulheres de Chico é um dos mais especiais e empoderados do Rio de Janeiro, celebrado em homenagem ao cantor Chico Buarque, um dos maiores nomes da música brasileira. Ano passado tive a oportunidade de conhecê-lo e foi uma experiência fenomenal!
O bloco é pequeno, mas muito acolhedor e familiar! Ele se destaca pela presença marcante de mulheres: no palco, no público e na organização. Tanto é que esse é o primeiro bloco de mulheres do Brasil, sabia?
Seja para aproveitar sozinha ou em grupo, vale a pena conferir – sem contar a paisagem de tirar o fôlego, da zona sul do Rio.
O Mulheres de Chico nasceu com o propósito de celebrar a arte de Chico Buarque a partir de uma perspectiva feminina, trazendo não só suas músicas, mas também um espaço onde mulheres podem se sentir empoderadas e unidas pela música e pela cultura.
Com vibe descontraída e super afável, vale a pena conhecer se você quer curtir o carnaval de forma mais intimista, longe das grandes multidões, com uma conexão profunda com a miúsica brasileira.
O clima costuma ser mais organizado e tranquilo, mas sempre com muita energia positiva, já que os sucessos de Chico são cantados em coro por todos que se juntam ao bloco.
- 🎶 Estilo musical principal: músicas do Chique Buarque e sucessos da MPB que fizeram história
- 📌 Indicado para: mulheres que querem curtir longe das multidões, com muita energia positiva e celebração da arte e da mulher
- 📌 Perfil no Instagram: @mulheresdechico
- 📍 Localização frequente: Praia do Leme, zona sul do Rio
2. Carmelitas
O carnaval em Santa Teresa é um dos mais aclamados do Rio de Janeiro. Vale a pena conhecer não só o bairro, como se aventurar nos bloquinhos de rua, como o Carmelitas.
O Carmelitas mistura tradição e alegria de um jeito intimista. Essa é outra recomendação para quem está em busca de um bloco familiar, com público que adora a energia do carnaval, mas com menos pressa e mais espaço para curtir a folia com tranquilidade.
Embora esteja cada vez mais popular, o Carmelitas mantém aquele charme de bloco de bairro que a gente tanto gosta.
Em Santa Teresa, as ladeiras e ruas estreitas fazem com que tudo fique mais aconchegante. As músicas de samba e marchinhas invadem as ruas e, ao mesmo tempo, você sente uma conexão muito forte com o Rio de Janeiro, com os cariocas e com a história do carnaval. Não é um bloco que te engole, mas que te envolve de uma forma calorosa e acolhedora.
- 🎶 Estilo musical principal: samba e marchinhas tradicionais
- 📌 Indicado para: mulheres que preferem o clima acolhedor de um bloco mais familiar e de bairro, sem grandes aglomerações
- 📌 Perfil no Instagram: @blocodascarmelitas
- 📍 Localização frequente: Santa Teresa, zona sul do Rio
3. Simpatia é Quase Amor
O bloco Simpatia é Quase Amor é o tipo de festa que nunca decepciona: sempre tem um clima super divertido, com a cara do Rio de Janeiro. Ele tem essa vibe de “carnaval de bairro” no melhor sentido da palavra, com gente de todas as idades e tipos, mas todo mundo se unindo para curtir a folia sem grandes pretensões. Ali a diversão é garantida!
O samba, as marchinhas e o clima descontraído fazem o Simpatia é Quase Amor ser aquele bloco que você vai querer dançar do início ao fim. Tanto é que essa é dos blocos mais populares do Rio.
Em 2026, o Simpatia Quase Amor faz 41 anos de tradição. Embora fique cheio, o clima de festa é garantido! Você vai ver, em cada esquina de Ipanema, uma mistura de risadas, amigos e muita gente se divertindo com a maior leveza possível.
- 🎶 Estilo musical principal: samba e MPB para deixar o astral lá em cima
- 📌 Indicado para: mulheres que buscam um bloco descontraído, com músicas suaves e clima mais intimista
- 📌 Perfil no Instagram: @blocosimpatiaequaseamor
- 📍 Localização: Ipanema, na Praça General Osório, na zona sul do Rio
4. Monobloco
Quer curtir o carnaval carioca com a energia lá em cima? Então o Monobloco é a escolha certeira. Explosão de alegria, o bloco de rua traz mais música, mais ritmos e mais animação, e é impossível ficar parado com a batida envolvente que invade as ruas do centro do Rio.
O Monobloco é basicamente uma celebração à diversidade musical brasileira, passando por samba, funk, MPB e até eletrônico. A experiência é intensa, mas ao mesmo tempo, muito divertida e espontânea. Ali, a mistura de estilos musicais e a energia do público formam uma combinação mágica, ideal para quem ama dançar até o amanhecer e não tem medo de se entregar à música!
- 🎶 Estilo musical principal: samba, funk, MPB e batidas modernas
- 📌 Indicado para: mulheres que buscam uma festa com muita energia e clima descontraído durante todo o dia
- 📌 Perfil no Instagram: @monoblocooficial
- 📍 Localização frequente: Centro do Rio
5. Cordão da Bola Preta
Quer mais festa no centro do Rio de Janeiro? Então você precisa conhecer o bloco Cordão da Bola Preta.
Considerado o bloco de rua mais antigo em atividade (com história que remonta a 1918), você precisa conhecê-lo pelo menos uma vez. É praticamente uma tradição para quem deseja vivenciar a energia contagiante do Rio durante a folia!
O Cordão da Bola Preta reúne pessoas de todas as idades e estilos, unidas pela música, pela cultura e, é claro, pela paixão que o carnaval desperta na gente.
Esse aqui precisamos reforçar que lota: o Cordão da Bola Preta é gigante e une uma multidão que parece não ter fim. Ano passado, quando completou 460 anos, o bloco atraiu cerca de 500 mil pessoas. Então esse aqui é para quem não exita em ter contato com muita, muita gente mesmo!
Mas, não precisa ter receio. O bloco tem um clima muito democrático, por isso não importa se você já tem bagagem no carnaval de rua ou está curtindo a festa pela primeira vez. Seja como for, pode ter certeza: você vai se sentir parte da celebração.
Para quem curte uma vibe mais clássica, com marchinhas e samba de raiz, o Cordão da Bola Preta é o lugar. Claro, é um bloco popular e movimentado, mas é exatamente isso que faz dele tão especial. A folia ali é para todos, e a sensação de estar no centro de uma tradição carioca não tem preço.
- 🎶 Estilo musical principal: muitas marchinhas e samba tradicional
- 📌 Indicado para: mulheres que amam carnaval raiz, com marchinhas clássicas, multidões animadas e um clima popular
- 📌 Perfil no Instagram: @cordaodabolapretaoficial
- 📍 Localização frequente: Centro do Rio, em frente à Cinelândia
6. Bloco da Preta
Um dos blocos de rua mais empoderados do Rio de Janeiro, o Bloco da Preta é uma celebração à música, à alegria e à união feminina.
Por lá você vai encontrar de tudo: gente unida, celebrando a vida! A energia é contagiante, influenciada pelos hits da Preta e outros sucessos de samba e funk que fazem todo mundo dançar até não poder mais.
Se você quer curtir o carnaval com muita energia e se sentir parte de uma celebração que tem como foco o empoderamento feminino, o Bloco da Preta é a escolha certa!
- 🎶 Estilo musical principal: funk, samba e música pop
- 📌 Indicado para: mulheres que querem se sentir empoderadas, curtir uma festa animada e se conectar com outras mulheres em um ambiente inclusivo
- 📌 Perfil no Instagram: @blocodapreta
- 📍 Localização frequente: Centro do Rio
7. Bloco Mulheres Rodadas
O Bloco Mulheres Rodadas é reconhecido como o primeiro bloco feminista do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Político e empoderado, ele foi fundado em 2014, com o intuito de questionar e desconstruir estigmas associados às mulheres.
Além da celebração, o bloco se propõe a usar o carnaval como palco de visibilidade para questões que ainda perpassam nosso dia a dia. É celebração com propósito: por meio da música, da presença nas ruas e organização comunitária, o Mulheres Rodadas transforma a alegria da folia em voz pela igualdade, respeito e liberdade.
- 🎶 Estilo musical principal: samba, pagode, marchinhas e clássicos do MPB
- 📌 Indicado para: mulheres que querem curtir e ao mesmo tempo reforçar nossa voz contra machismo, assédio e desigualdades de gênero
- 📌 Perfil no Instagram: @blocomulheresrodadas
- 📍 Localização frequente: Largo do Machado, zona sul do Rio
Como essa lista foi organizada?
Essa seleção dos melhores blocos para mulheres no carnaval do Rio de Janeiro foi feita com base em uma combinação de fatores essenciais para garantir uma experiência segura, acolhedora e, claro, empoderadora. Primordialmente, considerei os seguintes aspectos:
- Segurança e conforto: para garantir que o ambiente seja seguro para as mulheres, com foco em evitar assédio e oferecer estrutura acolhedora;
- Ambiente da festa: análise do clima do bloco, desde festas mais intimistas e familiares até as mais animadas e com grande presença de público;
- Proposta de empoderamento e inclusão: inclusão de blocos feministas ou blocos que promovem a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres;
- Localização: acessibilidade e a região do Rio de Janeiro onde o bloco acontece, levando em conta o conforto e a conveniência para o público feminino;
- Tamanho e público-alvo: consideração do porte do bloco, seja para quem busca um evento menor e mais acolhedor ou para quem prefere grandes aglomerações;
- Tradição e popularidade: a história e a reputação do bloco no carnaval do Rio, garantindo uma experiência autêntica para quem deseja viver o tradicional carnaval de rua.
De todo modo, esses são apenas alguns dos inúmeros blocos de rua do Rio de Janeiro. A cidade é um verdadeiro centro de opções e a escolha do bloquinho ideal depende do que você quer viver.
O mais importante é se permitir a experiência única de estar na rua, de dançar, cantar e se divertir ao lado de milhares de pessoas de todas as partes do mundo!
Pode ter certeza: a energia do carnaval carioca é diferente. É como se todos os problemas do dia a dia ficassem para trás e você tivesse a oportunidade de viver intensamente, sem nenhuma preocupação com trabalho, vida pessoal, romances…
Viver o carnaval traz aquela sensação de libertação. Seu único compromisso é curtir cada segundo dessa festa inesquecível.
Qual bloquinho de rua você vai conhecer em 2026?